Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

BRASIL FEMININO DE FUTEBOL ENCARA A AUSTRÁLIA HOJE, PELA 2º RODADA DO GRUPO C DA COPA DO MUNDO POR RÁDIO MIX100 GUAPORÉ RS

RÁDIO WEB MIX100 GUAPORÉ RS
(Perto de vaga no mata-mata, seleção feminina de futebol encara uma Austrália em apuros pela 2ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo)
POR/Daniel Rodrigues Teodoro
A seleção brasileira feminina de futebol entra em campo na tarde de hoje para o segundo compromisso da primeira fase da Copa do Mundo da França. No Stade de la Mosson, em Montpellier, a equipe encara a Austrália, a partir das 13h (horário de Brasília), pelo Grupo C. Brasileiras e australianas já se enfrentaram tantas vezes, em tantas partidas decisivas, sempre com confrontos equilibrados, que o encontro já é considerado um clássico.

Essa é a quarta edição seguida do Mundial em que as seleções duelam. Em 2007, quando foram vice-campeãs, as brasileiras eliminaram a Austrália nas quartas de final por 3×2. Já em 2011, se enfrentaram na fase de grupos, com nova vitória nacional, dessa vez por 1×0 – ambas as seleções, porém, caíram nas quartas. Em 2015, foi a vez de as “Matildas” se vingarem, eliminando o Brasil nas quartas de final por 1×0.

Nos últimos cinco anos, brasileiras e australianas se enfrentaram em nove oportunidades. Além desse encontro no mata-mata do Mundial do Canadá, duelaram também nas quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, quando, após o 0x0 no tempo normal, o Brasil venceu na disputa de pênaltis por 7×6. Os demais encontros foram todos em amistosos, com amplo domínio das adversárias – cinco vitórias contra duas. “Virou um clássico. Sabemos da dificuldade que vai ser, ainda mais porque a Austrália precisa vencer”, disse a atacante Andressa Alves, em entrevista durante a semana.

Além disso, duas das principais estrelas do futebol feminino mundial estarão em campo hoje. Marta, seis vezes melhor do mundo, dispensa apresentações. Fora da estreia contra a Jamaica por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda, a atacante treinou nesta semana e, apesar de não estar confirmada, tem grande chance de reforçar o time. Pelas Matildas, o destaque é a capitã Sam Kerr, que, aos 25 anos, já tem uma década de carreira e está em seu terceiro Mundial. A precocidade é proporcional ao talento da jovem, indicada no ano passado aos prêmios Melhor do Mundo, da Fifa, e Bola de Ouro, da France Football. Não venceu nenhum dos dois, mas, no da Fifa, recebeu o voto justamente de Marta, de quem é apontada como provável sucessora. Sam Kerr é a maior artilheira da Liga dos Estados Unidos, tendo marcado 39 gols nos últimos 48 jogos pelo Chicago Red Stars. Com a camisa australiana, balançou as redes 23 vezes nas últimas 27 partidas. Marta, por sua vez, é a maior artilheira das Copas, com 15 gols em quatro edições.

Antes de o Mundial da França começar, a Austrália era apontada como principal favorita a avançar em primeiro lugar no Grupo C. As Matildas, no entanto, foram surpreendidas pela Itália na estreia e ocupam um desconfortável terceiro lugar. O cenário torna o jogo ainda mais perigoso para o Brasil, por enquanto líder do grupo, pela necessidade que as adversárias têm de obter um resultado positivo. Caso vença, a seleção estará praticamente classificada às oitavas, uma vez que chegará aos seis pontos e o time da Oceania poderia, no máximo, somar três na última rodada. Como os quatro melhores terceiros colocados entre os seis grupos avançam, a probabilidade de já ter um lugar garantido no mata-mata seria grande.

O outro confronto da segunda rodada do Grupo C acontece somente amanhã. Itália e Jamaica se enfrentam a partir das 13h, na cidade de Reims. Na última rodada da primeira fase, o Brasil jogará com a Itália e a Jamaica enfrentará a Austrália, ambos os jogos na tarde de terça-feira (18).

Ficha técnica

Brasil
Bárbara; Leticia Santos, Kathelen Souza, Mônica, Tamires; Andressa, Formiga, Thaisa Moreno, Debinha; Marta (Bia Zaneratto) e Cristiane. Técnico: Vadão.

Austrália
Lydia Williams; Ellie Carpenter, Clare Polkinghorne, Alanna Kennedy, Steph Catley; Emily Van Egmond; Hayley Raso, Caitlin Foord, Tameka Yallop, Cloe Logarzo; Sam Kerr. Técnico: Ante Milicic.
Local: Stade de la Mosson, em Montpellier (FRA)
Horário: 13h (de Brasília). Árbitra: Esther Staubli (SUI). Assistentes: Sian Massey (ENG) e Susanne Kung (SUI). Transmissão TV: Rede Globo, Band, SporTV. curta comente compartilhe ouça mix100.com.br
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Compartilhe: