Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CARLOS BARBOSA RS, É NOVAMENTE ESCOLHIDA COMO CAMPEÃ EM QUALIDADE DE VIDA .

RÁDIOWEB MIX100 GUAPORÉ RS
Anaih S.S Teodoro
Carlos Barbosa é novamente campeã em qualidade de vida

Reconhecimento pelo sexto ano consecutivo

Mais uma vez o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), mostra as condições de educação, renda, saúde e qualidade de vida no Estado do Rio Grande do Sul, e a cidade de Carlos Barbosa segue recebendo destaque, com a melhor qualidade de vida do Estado.

Este levantamento é do ano de 2015, e foi divulgado no mês de março deste ano, pela Fundação de Economia e Estatística -FEE, antes de a instituição ser extinta pelo governo estadual. Este trabalho de pesquisa segue, porém, à cargo de uma consultoria privada.

O Idese avalia o Rio Grande do Sul e seus municípios, com base em 12 indicadores, divididos em três grupos: educação, renda e saúde. Não são levados em conta fatores como segurança, preços ou qualidade do atendimento.

Em 2015, ano de auge da crise econômica brasileira, o Idese geral do Rio Grande do Sul teve a primeira queda em nove anos, passando de 0,757 para 0,751. Na prática, a qualidade de vida do gaúcho piorou. Mas os municípios das áreas de colonização italiana e alemã em pequenas propriedades localizados no Norte e no Nordeste mantiveram os bons indicadores – é o caso de Carlos Barbosa.

São 14 escolas municipais (todas as salas têm ar-condicionado), seis estaduais de Ensino Médio e sete instituições de ensino privadas. Todos os estudantes podem usufruir do transporte escolar gratuito – para universitários, ônibus levam aos campi de outras cidades e cobram 10% da tarifa, cujo valor é revertido para um fundo de segurança e educação. No 5º ano do Ensino Fundamental, 84% dos alunos aprendem o necessário em português, enquanto que a média brasileira é de 50%, segundo a Prova Brasil.

Na saúde, a rede primária, focada em prevenir doenças, é o foco. Há cinco postos de saúde no interior e um grande no município, onde é possível agendar consultas pelo telefone e realizar de raio-X a acupuntura. Pessoas com dificuldade para acessar os serviços recebem transporte gratuito, assim como quem precisa realizar exames ou ser internado em hospitais de referência da região.

Só a indústria é responsável por mais de 71% do retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao município – e a protagonista é a Tramontina. Sozinha, a multinacional é responsável, no segmento industrial, por 77,26% do retorno do ICMS. Em 2015, auge da crise, a empresa não demitiu ninguém, ao contrário: contratou 411 novos funcionários. A Santa Clara, que vende leite e derivados, empregava 1.254 funcionários, ou 4,5% da população.

As famílias barbosenses produzem e retêm muita renda, a educação e as condições gerais de saúde são consideradas boas e a mortalidade infantil é baixa. Um tanto disso se deve à economia do município, movida pela força da indústria metal/mecânica e pela agricultura de pequena propriedade.

Os municípios com a melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul*:

Carlos Barbosa- 0,879

Água Santa- 0,873

Nova Araçá- 0,865

Aratiba- 0,860

Nova Bassano- 0,854

*De acordo com o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)

Picada Café é campeã em educação

Com todas as crianças de até 14 anos na escola, pequeno município de 5 mil habitantes tem a melhor educação do Rio Grande do Sul

Água Santa é campeã em renda

Graças às propriedades familiares e às safras de soja, pequeno município do Norte tem o maior índice de renda do Estado

Nova Roma do sul é campeã em saúde

A atenção primária bem articulada garantiu ao município sem hospital e com apenas um posto de atendimento a melhor saúde do RS

Créditos: Prefeitura Carlos Barbosa

Compartilhe: